NOTÍCIAS DA PSICOLOGIA – SEMANA 07.09.2020

 Em Notícias - Psi

Olá, Psi  e estudante de Psicologia?!

Tivemos uma semana repleta de notícias em nossa área da Psicologia e, mais uma vez, viemos cumprir nossa missão de torná-lo um profissional mais consciente e informado sobre a sua área de atuação.

Seguem as NOTÍCIAS:

  1. Contra homofobia na formação em Psicologia
  2. CFP e CRPs debatem presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na educação básica
  3. Contra acolhimento de adolescentes em Comunidades Terapêuticas
  4. CRP-RJ: Manifesto diante da resolução 3/2020 sisnad: a internação forçada de adolescentes e as novas roupagens do manicômio
  5. Psipop: crp-rj lança vídeo sobre o crepop em live com Ana Bock                          
  6. CRP-RJ terá tradução em libras para as lives
  7. Nota de repúdio à portaria do Ministério da Saúde que impõe entraves à realização de procedimento previsto em lei de interrupção de gravidez em caso de estupro
  8. CRP SP adere ao “Manifesto em Defesa de uma Psicologia Comprometida com a Saúde Mental da População Negra”
  9. Manifesto dos Psicanalistas da América Latina
  10. Curso: Introdução à Gestalt-Terapia – Início: 08/09/2020

1- Contra homofobia na formação em Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) divulgam nota contrários a qualquer ato homofóbico que venha a ocorrer no âmbito da formação de psicólogas e psicólogos.

As entidades reforçam que as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, aprovadas pelo CNE em 2019, explicitam o necessário “respeito à diversidade pessoal, social, cultural e ética, em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos” na formação em Psicologia.

Para saber mais à respeito, clique aqui

2- CFP e CRPs debatem presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na educação básica

Garantir a mobilização necessária para que estados e municípios de todo o Brasil implementem a Lei 13.935/2019, que trata da prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.

O Conselho Federal de Psicologia, junto às organizações que se mobilizaram desde o início para a aprovação da Lei 13.935/2019, destaca que, embora a aprovação da lei tenha sido uma importante vitória, as próximas etapas para a sua implementação são extremamente importantes. Nesse sentido, o CFP ressalta que o êxito depende, necessariamente, da intensificação da campanha e da articulação nas diversas unidades federativas, colocando-se à disposição para auxiliar nesta mobilização.

Para saber mais à respeito, clique aqui

3- Contra acolhimento de adolescentes em Comunidades Terapêuticas

O acolhimento de adolescentes em Comunidades Terapêuticas, conforme propõe a Resolução nº 3/2020, do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), além de representar retrocessos em importantes avanços obtidos a partir da Luta Antimanicomial, viola direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Para saber mais à respeito, clique aqui

4- CRP-RJ: Manifesto diante da resolução 3/2020 sisnad: a internação forçada de adolescentes e as novas roupagens do manicômio

Em meio a todo esse caos, “se já não bastasse”, o governo brasileiro dá origem a outros espectros em outras instâncias: No dia 15 de julho de 2020, de forma não nítida – o que é comum ao atual governo-, foi publicada a Resolução nª1, que revoga a Resolução 03/GSIPR/CH/CONAD de 27 de outubro de 2005, da Política Nacional sobre Drogas. E recentemente, em 28 de julho de 2020 é publicada a Resolução nª3 que prevê e regulamenta, no âmbito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas-Sisnad, a internação de crianças e adolescentes que se encontram em vicissitudes decorrentes da dependência de álcool e outras drogas, em Comunidades Terapêuticas.

Para saber mais à respeito, clique aqui

5- Psipop: crp-rj lança vídeo sobre o crepop em live com Ana Bock   

No dia 28 de agosto, durante a live “Políticas públicas enquanto campo de atuação para psicólogas e psicólogos no Brasil e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP”, foi lançado o vídeo totalmente produzido pelo CRP-RJ que conta o que é o CREPOP e como se constrói uma referência técnica. O vídeo enfatiza o processo democrático com o qual uma referência técnica é elaborada, onde o protagonismo da (o) profissional atuante na política pública, representado pela personagem Psipop, é respeitado.

Para saber mais à respeito, clique aqui

6- CRP-RJ terá tradução em libras para as lives

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro promoverá acessibilidade também nas lives: os eventos digitais terão tradução simultânea para a linguagem brasileira de sinais – Libras -, possibilitando o melhor entendimento para pessoas com deficiência auditiva, que antes tinham apenas a legenda. Esta ação visa promover maior inclusão e conforto para as pessoas que assistem às lives do CRP-RJ.

Segundo o Censo do IBGE de 2010, existem quase 10 milhões de deficientes auditivos no país, então não é razoável considerar que a mensagem de um vídeo está nítida, se cerca de 5% da população não consegue compreendê-la.

Para saber mais à respeito, clique aqui

7- Nota de repúdio à portaria do Ministério da Saúde que impõe entraves à realização de procedimento previsto em lei de interrupção de gravidez em caso de estupro

As entidades de direitos humanos que assinam essa nota repudiam a Portaria nº 2.282, de 27 de agosto de 2020, editada pelo Ministério da Saúde que “Dispõe sobre o Procedimento de Justificação e Autorização da Interrupção da Gravidez nos casos previstos em lei, no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS”.

É inaceitável que o governo federal faça uso de um instrumento infralegal para constranger mulheres e meninas vítimas do crime de estupro e para obstaculizar um direito legalmente previsto no Brasil desde 1940. Seu resultado será dificultar o funcionamento e abertura de serviços de aborto legal após estupro, atualmente já escasso diante da dimensão do número de casos de violência sexual no Brasil.

Para saber mais à respeito, clique aqui

8- CRP SP adere ao “Manifesto em Defesa de uma Psicologia Comprometida com a Saúde Mental da População Negra”

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, considerando a importância da defesa de uma Psicologia comprometida e articulada pelo fim das opressões, dos preconceitos, e pela promoção de saúde mental para todas e todos, é signatário do “Manifesto em Defesa de uma Psicologia Comprometida com a Saúde Mental da População Negra” da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP).

Para saber mais à respeito, clique aqui

9- Manifesto dos Psicanalistas da América Latina

Contra a violência, contra o racismo estrutural e em defesa da democracia e dos direitos humanos.
Saúde, educação e cultura para todos
Para saber mais à respeito, clique aqui
10- Curso: Introdução à Gestalt-Terapia – Início: 08/09/2020

Dias: 08 a 29 de Setembro de 2020 – 18h às 21h (Tercas-Feiras)

Público-alvo: Estudantes de Psicologia e Psicólogos

Nesse período de necessidade de reclusão em função da pandemia de coronavírus (covid-19), todos os nossos cursos estão acontecendo de forma virtual. Estamos utilizando aplicativos adequados para que eles aconteçam através do celular ou por computador.

Para saber mais à respeito, clique aqui

Meu  Psi, esse foi o resumo de notícias sobre a Psicologia desta semana. Saiba que nosso objetivo é torná-lo ciente e informado sobre tudo que acontece em nossa área. Chega de alienação! Sendo que contamos com o seu apoio em divulgar o nosso conteúdo, ok?!

Contamos com a sua ajuda em divulgar o nosso canal para o maior número de estudantes de Psicologia e Psicólogos possíveis. Se você ainda não é um membro de nosso time:

  • Canal no Telegram: clique aqui!
  • Grupo no Telegram: clique aqui!
  • Instagram: clique aqui!
Ana Beatriz Febula
Meu nome é Ana Beatriz, tenho 20 anos, sou estudante de psicologia e estou no 4 ° período da faculdade. Sou uma pessoa dedicada, focada em soluções, proativa e sempre aberta a novas possibilidades. A psicologia é o que me aconteceu de mais importante nessa vida. Há uma versão de mim antes e depois dela. A psicologia me mudou enquanto pessoa e permitiu (e segue permitindo) que eu me encontre.
Artigos Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar