NOTÍCIAS DA PSICOLOGIA – SEMANA 31.08.2020

 Em Notícias - Psi

Olá, Psi  e estudante de Psicologia?!

Tivemos uma semana de notícias em nossa área da Psicologia e, mais uma vez, viemos cumprir nossa missão de torná-lo um profissional mais consciente e informado sobre a sua área de atuação.

Seguem as NOTÍCIAS:

  1. CFP participa de debate sobre acolhimento e saúde mental em territórios vulnerabilizados
  2. CFP e ABEP lançam recomendações sobre práticas e estágios remotos em tempos de pandemia
  3. CFP e CRPs debatem presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na educação básica
  4. Semana especial da psicologia: Ana Bock participará de “live” do crp-rj sobre o crepop, sexta-feira, dia 28 de agosto
  5. Crp-rj apoia ato de resistência da ocupação stonewall inn casa nem pelo direito à moradia
  6. Recomendações para práticas e estágios remotos em psicologia durante a pandemia é publicado

 

1-CFP participa de debate sobre acolhimento e saúde mental em territórios vulnerabilizados

No Dia da Psicóloga e do Psicólogo, 27 de agosto, a Psicologia foi convidada a debater acolhimento e saúde mental em territórios vulnerabilizados. A presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes, participa da abertura do 3º Encontro Virtual IdeiaSus “Enfrentamento do sofrimento psíquico na pandemia: diálogos sobre o acolhimento e a saúde mental em territórios vulnerabilizados”, às 15h.

O encontro reunirá experiências de cuidados da saúde mental em meio à pandemia que estão sendo desenvolvidas pelas entidades e pela sociedade civil. O debate está disponível no youtube do CFP.

Para saber mais à respeito, clique aqui

2-CFP e ABEP lançam recomendações sobre práticas e estágios remotos em tempos de pandemia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) acabam de lançar a publicação “Práticas de estágios remotos em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19” – documento que reúne uma série de recomendações à comunidade acadêmica diante das especificidades do cenário imposto pela atual crise sanitária. Direcionado a coordenadoras(es) de curso, orientadoras(es), supervisoras(es), docentes e estudantes de Psicologia, o material apresenta orientações sobre atividades práticas e estágio emergencial remoto para o período da pandemia. Além disso, traz um breve histórico referente aos regramentos legais e atividades desenvolvidas no período da pandemia e elucida o processo de construção das recomendações, problematizando ainda as características do campo e suas implicações para a formação.

Para saber mais à respeito, clique aqui

3-CFP e CRPs debatem presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na educação básica

Garantir a mobilização necessária para que estados e municípios de todo o Brasil implementem a Lei 13.935/2019, que trata da prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Este foi o objetivo da oficina realiada na última segunda-feira (24) para formação de multiplicadoras(es), promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Federação Nacional de Psicólogos (FENAPSI).

Para saber mais à respeito, clique aqui

4-Semana especial da psicologia: Ana Bock participará de “live” do crp-rj sobre o crepop, sexta-feira, dia 28 de agosto

A live do Conselho Regional de Psicologia na sexta-feira, dia 28 de agosto, às 15h, transmitida pela página no Facebook  e pela página do Youtube. Teve como tema desta edição “Políticas Públicas enquanto campo de atuação de psicólogas e psicólogos no Brasil e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)”, e faz parte das comemorações da Semana Especial da Psicologia.

Para saber mais à respeito, clique aqui

5-Crp-rj apoia ato de resistência da ocupação stonewall inn casa nem pelo direito à moradia

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP/RJ) vem a público apoiar o ato de resistência da Ocupação StoneWall Inn Casa Nem, pelo direito à moradia e contra o despejo em meio à pandemia. Somos contrárias a todas as formas de opressão, vivemos, lutamos e combatemos todo e qualquer preconceito. O direito à moradia digna é prerrogativa básica da constituição e a dificuldade de acesso às redes de assistência, somado a uma gama de violações que as populações LGBTQI+ sofrem em variados contextos faz com que abrigamento seja pauta prioritária e necessidade urgente de muitas pessoas desse segmento.

A Casa Nem surge a partir da necessidade de dezenas de pessoas LGBTQI+ em situação de vulnerabilidade e se possibilita como um espaço de acolhimento, segurança e afeto. Sua existência enquanto ocupação denuncia ainda a ausência de políticas públicas que de fato absorvam as demandas por redes eficazes de assistência social e abrigamento.

Para saber mais à respeito, clique aqui

6-Recomendações para práticas e estágios remotos em psicologia durante a pandemia é publicado

O Conselho Federal de Psicologia juntamente com a ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – divulgaram as “Práticas e Estágios Remotos em Psicologia no Contexto da Pandemia da Covid-19: Recomendações”.

Para saber mais à respeito, clique aqui

Meu  Psi, esse foi o resumo de notícias sobre a Psicologia desta semana. Saiba que nosso objetivo é torná-lo ciente e informado sobre tudo que acontece em nossa área. Chega de alienação! Sendo que contamos com o seu apoio em divulgar o nosso conteúdo, ok?!

Contamos com a sua ajuda em divulgar o nosso canal para o maior número de estudantes de Psicologia e Psicólogos possíveis. Se você ainda não é um membro de nosso time:

  • Canal no Telegram: clique aqui!
  • Grupo no Telegram: clique aqui!
  • Instagram: clique aqui!
Ana Beatriz Febula
Meu nome é Ana Beatriz, tenho 20 anos, sou estudante de psicologia e estou no 4 ° período da faculdade. Sou uma pessoa dedicada, focada em soluções, proativa e sempre aberta a novas possibilidades. A psicologia é o que me aconteceu de mais importante nessa vida. Há uma versão de mim antes e depois dela. A psicologia me mudou enquanto pessoa e permitiu (e segue permitindo) que eu me encontre.
Artigos Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar